Receita de Tahini caseiro






Tahini é uma pasta de sésamo muito utilizada na cozinha do Médio Oriente.
O tahini é depois das algas a maior fonte de cálcio que existe, excelente fonte de proteína, fibra, cobre, manganês e metionina. Tahini é também uma grande fonte de ómega-3 e ómega-6.

Para fazer tahini em casa só necessitam de sementes de sésamo, água e sal.

Coloquem as sementes de sésamo num tacho e aqueça em lume brando de modo a tostar levemente as sementes. Elas devem passar de cor branca para douradas. Este processo é muito rápido, logo não deixem queimar as sementes pois o sabor não será muito agradável.
Depois de tostadas deixem arrefecer e de seguida coloquem-nas no processador com 3 colheres de sopa de agua para começar. Vá triturando e junte a água necessário aos poucos até que a mistura se transforme numa pasta como a da imagem que se segue. Juntem um pouco de sal se desejarem e muito amor. :)






O tahini pode ser utilizado como complemento de muitos cozinhados e doces, tais como falafel, bolachas ou como molho para pão pitta, mas o uso mais conhecido internacionalmente é na famosa e deliciosa receita de hummus ( Receita que irei colocar brevemente no blog ).


Bom apetite ;)

Comentários